Não nasci feminista, me tornei feminista.

feminismo

Não se nasce mulher, torna se mulher como dizia Simone de Beauvoir;
Tive posturas machistas a minha vida toda, sem saber que eram posturas machistas, falta de conceito, falta de compreender que nasci para ser a mulher que o machismo queria que eu fosse;

Apoiei o machismo de outros, defendi posicionamentos equivocados, até que um dia um amigo me disse:

– Você é machista!

Sim, um amigo homem, do meio da esquerda me disse que eu era machista. Aquilo me doeu por alguns dias, e depois eu comecei a querer compreender o que em minhas posturas era machismo, onde eu estava errando e apoiando uma ideologia de ódio contra mim mesmo e contra as mulheres em geral.

Aprofundei meu estudos acerca do feminismo, me envergonhei de muitas posturas erradas que tive, me desculpei inclusive com algumas pessoas e comecei uma reconstrução do ser social que eu sou.

A qualquer momento as pessoas podem fazer autocritica, a qualquer momento as pessoas podem decidir que existe algo em sua personalidade, que é uma construção social, que pode ser alterada, isso é uma construção, leva tempo, leva a vida toda, todos os dias estamos aprendendo, o importante é começar esta transformação.

O feminismo me libertou de um peso, abriu meus olhos para a pessoa que eu tentava construir baseado em conceitos que a sociedade patriarcal me ditava e a pessoa que eu realmente deseja ser; Deixei de me culpar por não ser a mulher com o corpo que a mídia machista impõe, de nãos ser a mulher que minha família machista achava que eu deveria ser; De não seguir a religião e crença patriarcal que todos esperavam que eu seguisse…

Mas me alegro constantemente de não ser uma opressora de mim mesmo e do outro. Ser feminista é isso, ser livre, e ser livre de oprimir os outros.

Por : Verinha

Deixe um comentário

