ABRINDO ESPAÇO PARA HOMENS FALAREM DE ESTUPRO

Imagem

Os homens, toda vez que falamos de estupro de mulheres nas postagens da página FSD, entram nas postagens dizendo: “Homens também são estuprados”. É verdade Homens também são estuprados, e nós sabemos disso, não estamos negando que isso aconteça, apenas evidenciamos casos de estupro com mulheres por que é simplesmente gritante e alarmante a frequência que acontece, e também por que esta é uma pagina feminista, e estamos aqui para denunciar crimes de ódio contra a mulher e grupos oprimidos.

O problema desta reclamação tão recorrente nas postagens de estupro contra a mulher, é que ela surge como uma forma de nos calar, de minimizar o que estamos passando, como se acontecesse de forma igual para ambos os generos, e não é bem assim…

-Segundo o Ministério da Justiça, há no Brasil 12.704 presos por estupro – 99,2% são homens. Há ainda 8.005 presos por atentado violento ao pudor e 665, por corrupção de menores.

-Em 2012, houve, em média, a ocorrência de 16 estupros por dia no estado. Os agressores mais frequentes são amigos ou conhecidos, com 1.333 registros; o pai, com 447; e o padrasto, com 444.

Os dados acima mostram como há predominância do homem no papel do agressor sexual, e como a mulher é a principal vitima

Porém para homens também existe estatistica: Um relatório do Ministério da Justiça descobriu que 3 por cento dos homens, ou 1 em cada 33, haviam sido estuprados. Alguns especialistas acreditam que 1 em cada 6 homens teve contato sexual indesejado de algum tipo quando era menor de idade.

Normalmente homens são estuprados por outros homens, geralmente em condição carcerária, em fronts de guerra, mas lógico que os homens também estão exposto a pessoas de má fé que se aproximam da familia, o tio, o amigo, as vezes até mesmo o pai.

Inclusive este é um assunto Tabu, para muitos homens, o assunto, por ser tão desconcertante, raramente é discutido dizem os especialistas, por causa das noções sociais a respeito da masculinidade e a ideia de que os homens são invulneráveis e capazes de cuidar de si.

Nós Feministas não achamos que vocês homens precisem cumprir este papel que a sociedade machista lhes reservou vocês não são invulneráveis, vocês são humanos. Nem sempre conseguimos nos livrar de algumas situações,ainda mais quando se é criança, adolescente e vem sendo a autoestima destruída com chantagens e coerção. Então se algum homem quiser contar sua experiencia fique a vontade, pode nos procurar,pode falar in box… Pode falar como quiser.

Ninguém tem que ter medo ou vergonha de denunciar a violência sexual que sofreu, quem foi submetido a este crime, é a vitima e ponto final, seja homem, seja mulher, o criminoso é aquele nos invade sem nossa permissão pelo prazer de reafirmar seu poder e dominação de macho.

Textos pesquisados:

http://oglobo.globo.com/pais/em-quatro-anos-registros-de-estupro-cresceram-157-7345872

http://jus.com.br/revista/texto/13359/a-nova-lei-do-estupro

http://colunas.revistamarieclaire.globo.com/mulheresdomundo/2012/03/05/335/

http://www.bulevoador.com.br/2012/08/o-estupro-de-homens/

Anúncios

6 respostas em “ABRINDO ESPAÇO PARA HOMENS FALAREM DE ESTUPRO

  1. Acho que assim como uma mulher está mais a vontade para se abrir com outras mulheres sobre estupro, os homens que sobreviveram a um estupro não vão se manifestar com vcs. Aprendi muito a entender o que é o estupro para a mulher através de sites feministas. O mais correto seria vcs sugerirem aos homens que sofreram estupro que entrem em contato com algum grupo de apoio e militantes (feministas ou não) do sexo masculino.

    Independente do ativismo político, sei q a gente deseja entender a dor do outro, puramente para se tornar mais compreensivo, mesmo. Quero dizer que mesmo que a violência contra o homem não seja a luta de vocês (e não tem problema que não seja) se desejarem entendê-la, vai ser indo atrás de canais específicos – grupos ou profissionais que conheçam a realidade de homens que foram estuprados.

    De resto eu concordo com o texto. Um abraço.

    • Verdade, esperamos que os homens que apoiam o feminismo compareçam para que homens em situação de estropo possam ter com quem conversar mais a vontade. A desconstrução da masculinidade é importante para que o homem possa vencer este tabu,por que o maior medo do homem em situação de estupro, é ter questionado sua masculinidade, a partir do momento que ele tiver consciência que esta masculinidade é construção social e que o mesmo machismo que apoia esta construção social é o que se responsabiliza pelos atos de estupro de homens e mulheres, eles serão empoderados a denunciar.

  2. Perfeito. Apesar de o propósito da página ser a discussão sobre ações de opressão ao público feminino e vcs não terem obrigação de fugir desse foco, é sempre bom lembrar que ninguém aqui está CONTRA os homens, mas a favor de uma sociedade mais justa e coerente, que nos respeite igualmente, seja qual for o gênero de cada um.

  3. Texto perfeito. As pessoas sempre acham que nós feministas somos anti-homens (algumas mais radicais realmente são), quando na verdade é bem ao contrário. Todas temos pais, irmãos, avôs, tios, primos, namorados, maridos, amigos… Nos importamos com eles também. Mas sinto como se a maioria deles não vê o mal que o machismo lhes causa, acham que é natural. Por isso muitos homens tem medo de chorar, de mostrar emoções em público, de denunciar quando são abusados, etc. Não que eles não sintam isso, mas tem medo de serem julgados, diminuídos, excluídos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s