O Silêncio de Melinda

O filme foi lançado em Janeiro de 2004, mas é muito atual e merece ser visto.

Imagem

O enredo começa com uma cena emblemática, Melinda no quarto sozinha marca sua boca, desenhando grades nela, a mãe entra de surpresa para avisá-la algo,mas prefere ignorar a imagem que vê dizendo “eu não quero saber”.

Imagem

É o primeiro dia do primeiro colegial para Melinda, todos estão eufóricos na escola mas ela não se mistura. Com flash -back do que houve durante suas férias o filme vai intercalando presente e um passado (pretérito imperfeito) que ainda não passou.

Imagem

Melinda é muito quieta, não dialoga com os pais e é vitima de uma série bullyings na escola, é a vitima perfeita…Os amigos a isolam por que em uma festa Melinda parece ter surtado e chamado a policia, ninguém entende sua postura e recriminam -na como se fosse uma traição a atitude. A adolescente não consegue falar do terrível trauma que sofreu naquela noite, nem para as amigas, nem para si mesma.

Imagem

Os sinais estão tão claros, mas ninguém consegue ler nas entrelinhas, seu desempenho na escola cai drasticamente,mas os pais apenas a cobram, sem ter a sensibilidade de parar para observar que alguma coisa mudou no comportamento da filha.

images

É complicado para Melinda frequenta a mesma escola que seu estuprador, numa das cenas, quando ela esta no refeitório ele aparece, conversando com suas amigas e a envolve sobre seus braços, como se nada, absolutamente nada tivesse acontecido.

Imagem

Silenciar é mais comum do que se pode pensar em casos de estupros, os números poderiam ser bem maiores se todas as mulheres denunciassem,mas não é fácil admitir ter sofrido uma violência destas nem para si mesmo, nem para o mundo,ainda mais quando o violentador é alguém conhecido (amigo, irmão,pai,tio…)

Imagem

O Silêncio de Melinda é perturbador, as lembranças da violência sexual, do desespero, da traição sentida por aquele rapaz em que ela confiou…Imagem

e a total falta de coragem de gritar ao mundo que fora vitima de uma violência, enquanto ela se tortura e vê sua vida escorrendo para o vazio, o responsável por tudo isso segue popular e tendo uma vida completamente normal, inclusive iniciando um romance com a ex melhor amiga de Melinda.

Imagem

1 speak vidro

Assista aqui:

http://twilightforeve.blogspot.com.br/2013/04/filme-o-silencio-de-melinda-dublado.html

Por: Verinha Aguiar

Anúncios

7 respostas em “O Silêncio de Melinda

  1. Esse filme me deu um grande embrulho no estômago… Foi difícil demais assistir e saber que uma pessoa muito próxima a mim passou por algo parecido.

  2. Estou a muito tempo tentando ver este filme,mas não consigo vê-lo em lugar nenhum!
    Tentei até no twilightforeve,e quando chega aos 20 minutos para e começa tudo de novo,acho que terei que me contentar em não vê-lo e só ler o livro mesmo!

  3. O meu pai e meu avô me abusavam sexualmente quando eu era pequena, e ninguém nunca soube, sei que nunca vão acreditar em mim, guardei o segredo sujo deles durante anos, contei pra minha mãe e ela não acredita em mim, age como se não acreditasse

    • infelizmente é impossível que o passado seja revertido. mas acredito que você possa seguir em frente sem interferência dessas sequelas. se você puder, busque uma ajuda profissional, fazer terapia pode ajudar você a resolver essa questão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s