Depois de Lúcia

Filme: Depois de Lucia

Quero começar a falar deste filme expressando o que penso sobre Bullying:

Os Bullys são pessoas covardes, que apoiam se numa moral imposta e hipócrita, que por debaixo dos panos ninguém segue, para assediar, constranger, humilhar outra pessoa. Vitimas de Bullying são escolhidas a dedo, são sempre aqueles que se encaixam em um dos grupos oprimidos: Negros, mulheres, homossexuais e Transexuais. Sim, o motivo é claro:

– Não é possível praticar todo um arsenal de violência emocional e física, sem apoio desta sociedade doente que desumaniza aqueles que não correspondem aos seus padrões de comportamento.

O bullying só existe por que existe uma sociedade inteira que naturaliza este tipo de agressão, empoderando agressores e fornecendo lhes argumentos para sua defesa, os mesmos argumentos que culpam as vitimas.

Dito isso, vamos ao filme:

Depois de Lúcia é um filme mexicano que surpreende pela violência com que apresenta o famigerado Bullying. O diretor Michel Franco escancara o sadismo contido nas agressões a que foi submetida Alejandra.

A história se desenrola sobre a vida de Roberto ((Hernán Mendoza) e sua filha Alejandra (Tessa Ia) após a morte da mãe/esposa. Ambos estão passando por um momento de recomeço e um luto profundo. Alejandra tem 15 anos e mudou se com seu pai de Puerto Vallarta, na costa do Pacífico para a Cidade do México. O silêncio sobre a morte de Lucia é perturbador, ambos sofrem, podemos apenas sentir isso, não existe diálogo sobre, assim como é escasso o diálogo em outras questões também.

lucia2

A relação entre pai e filha é expressada como boa por ambos, porém é visível a apatia que domina a sua relação. Roberto sempre tenta esconder o seu sofrimento de Alejandra, mas na ausência dela desmorona,chora de forma sofrida, e desta forma segue a ausência de conversas mais profundas sobres às questões um do outro o que cria uma barreira entre eles, não existe conhecimento por parte deles sobre como esta sendo a adaptação à nova cidade, e nenhum dos novos processos que se abrem nesse recomeço, a impressão é que ambos tentam poupar um ao outro, pois sabem que o luto esta presente, ainda que não se fale.

afterluci_f01cor_20121105681-570x320

Os problemas de Alejandra começam quando ela faz amizade com um grupo de moças e rapazes que frequentam a mesma escola que ela, os novos amigos a convidam para ir a uma festa onde ela fica com um dos rapazes e faz sexo com ele em um banheiro. Alejandra concorda em filmar o ato… No dia seguinte o filme esta nas redes sociais e toda a escola toma conhecimento do acontecido.

depoisdelucia4

Ela passa então a ser torturada diariamente, em uma série de violações, que começa como terror psicológico e passa ao estupro — um martírio diário, um sofrimento também para quem assiste. Os abusos que a adolescente sofre causam um grande mal estar ao espectador que experimenta um misto de revolta e impotência. Envergonhada, a menina não conta nada para o pai, e à medida que a violência toma conta da vida dos dois, eles se afastam cada vez mais.

filmes_4758_Depois-de-Lucia-8

O silêncio de Alejandra é o silêncio abstraído da maioria das vitimas de bullying, há pesquisas que mostram que a maioria das vítimas de agressão por bullying não relatam o sofrimento que passam. Ela não consegue denunciar seus agressores. Parece esperar passiva que eles se conscientizem do mal que estão fazendo.

Depois de Lucia

Mas eles não param… Cenas como garotos entrando no banheiro para assediá-la; as amigas que deveriam apoiá-las, completamente envolvidas no bullying, culpabilizando a por tudo que esta acontecendo, o estupro “afinal é só uma vadia”… Numa das cenas de humilhação explicita, os “amigos” em seu aniversário, preparam um bolo de fezes coberto de chantilly e obrigam na a comer.

poster_despues-de-lucia

O mundo do Bullying é alheio a muitos adultos, é faz se necessário e urgente que os pais comecem a notar que existe limite entre brincadeira e assédio moral e/ou violência psicológica. A existência deste tipo de comportamento esta respaldado na sociedade que empodera gente que se entende tão mais humano que outro que pode destruir sadicamente a humanidade dele (a), mais que uma sociedade, um estado que não poder (não quer) intervir em casos de opressão. No caso específico do México, essa omissão tem até mesmo respaldo do Estado: a polícia não pode sequer interrogar menores de idade.

depois-de-lucia-2

O final do filme é surpreendente e discute o luto sendo levado às ultimas consequência quando potencializado, a falta de punição aos jovens agressores (Quando o bullying torna se publico os bulis dizem que “zoaram ela” sem a menor consciência autocritica de como os atos deles reduziram a menina a um objeto, a uma figura desumanizada e infeliz) e principalmente, a mensagem subliminar do enredo que culpa a vítima ao demonstrar que a apatia de Alejandra ao não se defender, oferece um estímulo a mais crueldades contra ela.

O filme ganhou o prêmio Un Certain Regard, de Cannes, em 2012 e foi o representante mexicano no Oscar 2013.

 Assista aqui: http://www.filmesonlinegratis.net/assistir-depois-de-lucia-legendado-online.html

Anúncios

Uma resposta em “Depois de Lúcia

  1. I think youve produced some genuinely interesting points. Not as well many people would basically think about this the way you just did. Im really impressed that theres so substantially about this subject thats been uncovered and you did it so well, with so considerably class. Superior one you, man! Really good stuff right here.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s