Lilja 4-ever

Imagem

Dirigido pelo Lukas Moodysson (Fucking Amal e Corações em Conflitos)o filme é baseado em fatos reais,lançado em 2002 e vencedor de cinco prêmios e foi nomeado para Melhor Filme e Melhor Atriz, para Oksana Akinshina, no European Film Awards.

lilya4ever01

O Longa metragem relata a vida de Lilja, uma jovem de 16 anos, que vive na Rússia pós União Soviética. A adolescente é abandonada a própria sorte por sua mãe, em uma cena bem dolorida ela implora que a mãe não a deixe sozinha, mas a mãe ignora o apelo da filha e segue para os Estados Unidos com o novo namorado.

1Para sempre Lya

Lilja após a partida da mãe, é deixada sobre os cuidados da tia Ana, esperando cumprir se a promessa de que logo iria encontrar a mãe  nos Estados Unidos. Meses passam-se sem noticias, e três meses mais tarde o Conselho Tutelar do Estado chama a adolescente e informa que mãe enviou uma carta desistindo de sua guarda, a carta dizia que “Lilja nunca foi uma criança desejada”. Contudo isso acontecendo, o serviço social permite que a adolescente volte para casa, sem nenhuma providência ser tomada.

O melhor amigo de Lilja é Volodya, uma criança  vítima de um pai alcoólatra. Ele estava sempre junto dela, indo morar com ela por ser expulso de casa, a relação entre os dois era muito fraternal.

86909326

Uma das criticas que o filme traz consigo é sobre o fracasso do mundo adulto na proteção dos mais novos, não só do mundo adulto, mas do sistema. Nos dois casos, o Estado pós-soviético pauta-se pelo abandono dos seus menores: nem escola, nem serviços sociais tratam destes casos.

tumblr_lxe808Sbry1qhriblo1_500O filme denuncia a realidade histórica do momento, em que após o fim do Estado Soviético, entra em vigor a ordem neoliberal vitoriosa, porém a independência de Moscovo não foi acompanhada por uma sociedade mais justa e mais humana, mas apenas pelo retrair do Estado, pelo alastrar do crime organizado e pela exploração dos mais fracos.

Com este cenário e abandono e miséria, a garota não enxerga alternativa, a não ser se prostituir para sobreviver. Muito resistente a este caminho, ela segue para uma boate em busca de clientes.

bscap002oj7

As cenas com os clientes mostram claramente que não trata se de uma relação sexual, mas de estupro. A relação comercial existente entre a mulher prostituta e o homem que compra seu corpo por alguns momentos, para satisfazer unicamente suas necessidades sexuais, rejeita a mulher como ser humano, objetificando-a, desumanizando-a, e estas percepções são transmitidas com brilhantismo pela protagonista do filme.

54060467

Uma noite, após fazer um programa, Lilja conhece um rapaz Andrei (Pavel Ponomaryov), que demonstra interesse em namora-la, ela fica convencida de que encontrou alguém para partilhar a vida, e superar aquele momento ruim que estava passando.Os dois começam a namorar e o rapaz lhe propõe ir morar com ele na Suécia, onde poderia arrumar um bom emprego para ela, e ambos viveriam juntos. Ela então decide ir com ele para o exterior, abandonando seu melhor amigo Volodya.

Lilja with Andrei

Ao chegar a Suécia, Lilja descobre que foi traída pelo seu namorado, que nunca virá a seu encontro, pois entregou a para ser prostituída, nas mãos de um cafetão, a adolescente é escravizada, e obrigada a relacionar se com clientes que ele mesmo escolhe e para os quais ele a entrega como mercadoria.

images (1)

A narrativa do filme enfoca as vítimas que recusam o caminho da prostituição, no entanto seus desejos são desconsiderados, afinal, não são seres humanos, são apenas objetos e a esta serventia devem se prestar.

lilja-4-ever_45397As marcas de violência estão estampadas no corpo e no olhar de horror, medo, desespero e desesperança, estas marcas são prova da escravidão imposta e dos esforços de sobrevivência da mulher escravizada.

Лиля навсегда (Lilja 4-ever) / The Caretaker, Past Life Regression

Algumas cenas de estupro trazem um diferencial mórbido, mas que tem grande funcionalidade em nos fazer empatizar com a vitima, o diretor focaliza a câmera em primeira pessoa e o telespectador é que se ente violentado.

A história Real

O filme baseia se no caso de Danguole Rasalaite, a lituana de 16 anos que foi manchete de jornal na Suécia no ano de 2000. Um amigo facilita a ida de Rasalaite a Suécia prometendo uma vida melhor que a levada na Rússia após o fim da União Soviética, promessa fácil de ser comprada. Aceita a proposta, a menina embarca sendo recepcionada no aeroporto por “Russo”, ela não sabia, mas ele tornaria se seu cafetão.

500full

Logo na chegada seu passaporte é tomado e para devolução é cobrado 20 mil coroas suecas, afinal as despesas da viajem deveriam ser de responsabilidade dela. Com dividas que ela nem sonhava estar adquirindo ao embarcar para aquele país desconhecido, ela é forçada a se prostituir.

Rasalaite consegue escapar do apartamento onde era mantida no subúrbio de Arlov e segue para Malö. Três meses após a fuga, ela sofre um estupro coletivo (seu namorado e outros três homens).

Em sete de Fevereiro, Rasalaite pulou de uma ponte, socorrida com vida, foi constatada sua morte três dias após a tentativa de suicídio, nos hospital onde estava internada. Rasalaite carregava três cartas às quais revelaram sua história.

tumblr_llrlebubXg1qapj8so1_500

Assista o filme aqui: http://www.filmeslegendadoonline.com/2013/04/para-sempre-lilya.html

Por: Verinha

Anúncios

2 respostas em “Lilja 4-ever

  1. Fantástico Post! Adorei!
    E Lilja é para mim e sempre será o melhor filme de todos os tempo.
    O diretor Lukas Moodison tem outro filme: A Hole in My Heart “Um vazio em meu coração” (2004) que também é de doer o estômago.
    Filmes que contam realidade sem finais felizes são uma especialidade desse diretor e sua intenção de denunciar os abusos e as realidades das pessoas, como no caso de Lilja.
    Parabéns, adorei a abordagem do post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s