Onde estão as nossas lutas?

946664_345405182255586_503694679_n

Revolução traz Evolução
(Diego Rivera and Frida Kahlo in Arts Manifest, 1929)

Estamos vivendo um momento de efervescência social, depois do protesto contra Marcos Feliciano o povo lembrou-se de algo importante: Nós podemos dizer que não concordamos e reivindicar nossos direitos. (Mas será que podemos mesmo?). Mas não se enganem esta explosão de gente se manifestando não é espontânea, chegamos a um ponto que o levante conservador sobre nós tornou se tão agressivo que não vimos alternativas senão sair para o contra ataque defendendo nossos direitos.

1005560_608869889137288_1275478661_n

Não é Turquia! Não é a Grécia! É o Brasil saindo da inércia! Via Nerd Socialista

Na marcha das vadias de Guarulhos tivemos uma amostra de quem nem todos os protestos são bem vindos. Principalmente aqueles que vão direto à ferida: Preconceito e discriminação legitimado pelo Estado.  A cultura do estupro existe, nós mulheres estamos a mercê dela desde que nascemos um protesto exigindo que tratem nos como seres humanos que somos, pedindo direitos iguais e reivindicando que deixem nos culpar por um crime do qual somos vitimas e não algozes, somos reprimidas: uma policial deu voz de prisão a uma manifestante de top less, seguindo se a truculência, uma das mulheres recebeu uma gravata e foi algemada. Duas manifestantes foram levadas a delegacia permanecendo detidas por quatro horas.

995803_163272820518142_1928793837_n

Manifestante da Marcha das Vadias presa segundo policiais “o problema foi o desacato”.

Tudo isso por que a igreja católica quis assim. Mas esta ferida dói além do machista comum ou do próprio estuprador, ela inflama é pele do Estado que não tem politicas efetivas para proteger as mulheres e da igreja que como sabemos perdoa o estuprador, mas a mulher que aborta o filho gerado no estupro, e os profissionais que fazem o procedimento são excomungados.

Agora estamos vivendo a onda de protestos contra o aumento da passagem de ônibus. Uma passagem que segundo defensores foi atualizada conforme índices de inflação, mas que já foi anteriormente aumentadas varias vezes acima da inflação, segundo cálculos, o valor correto hoje para São Paulo seria R$ 2,16 para ônibus e 2,59 para metrô, porém chegamos à casa do R$3,20. Não são 20 centavos, acha pouco?

1010493_328973263902288_806362411_n

Via: Eu não aguento.

Faça as contas de quanto sai do bolso do usuário de coletivos este valor por mês, multiplique por ano, e depois multiplique pela quantidade total de usuários de coletivos em São Paulo.

protestopasselivrevcreporterleonardogali2

O que este movimento tem a ver com o feminismo? Tudo. Muitas mulheres estão lá protestando pelo direito de ir e vir lembrem-se que entre os trabalhares mal pagos, as mulheres estão na ultima escala, e este dinheiro que você viu saltar seus olhos após a conta proposta sai do salário desta mulher, que já é tão explorada pelo machismo e pelo capitalismo.

1002271_10200222087860472_1088618057_n

Manifestante sendo detida no protesto contra aumento das passagens “Enquanto eu gravava um video fui pega por três policiais;dois homens e uma mulher. Perguntei pq eu estava sendo pega e alegaram desacato.”

Agora me diz, você vai ficar defendendo as empresas PRIVADAS que estão embolsando esta grana toda, empresários que ficam cada vez mais ricos à custa da opressão do trabalhador, estudante e até mesmo desempregados que usam este meio de transporte para procurar emprego?

As empresas de ônibus não são públicas, o ônibus não público, tudo isso tem dono, foi privatizado há muito tempo, desde a época da CMTC lembra? Pois é, foi a ultima empresa de transporte Urbana privatizada, logo este dinheiro das conduções não retornam para você de alguma forma, ou você ouve alguém dizer que com o dinheiro deste aumento investimentos surgirão na saúde ou educação?

As manifestações vêm sendo duramente reprimidas. A grande arma do governo contra os manifestantes é a mídia, que destorce tudo que acontece nas manifestações, focando casos isolados de vandalismo, e cobrindo a grande massa de manifestantes com o estigma de vândalos. Do mesmo jeito que nos culpam dizendo que somos vadias, coincidência né?

protesto-sp-reporter (1)

“Já tinha saído da [rua] Consolação, onde já havia sido ameaçada por um policial por estar filmando a violência.”Repórter ferida no Olho,alvejada por policiais enquanto fazia a filmagem do ato contra o aumento das passagens,Giuliana escapou por pouco de ficar cega.

A mídia da mesma forma que atua naturalizando os preconceitos e as discriminações, também atua criminalizando manifestantes exercendo um direito legitimo e democrático de manifestarem se, tudo isso por que mídia é dirigida pela classe dominante, que são os ricos, uma pequeníssima minoria de cidadãos que estão acima de todos os outros por sua influência financeira e desejam que tudo permaneça assim, eles por cima, os demais por baixo, e para tanto usam uma tática muito inteligente e de sucesso: Jogar os oprimidos uns contra os outros.

chargeangeli155

Temos que unificar a todas as lutas que envolvem opressões. Temos que ter consciência de que as mulheres estão em todos os lugares e são muito mais numerosas na classe trabalhadora.Temos que saber que existe uma classe dominante, extremamente rica que deseja profundamente que nada mude, para que sobre a exploração das classes abaixo dela, ela se mantenha confortavelmente onde está. Temos que saber que existem formas de perpetuar a ideologia conservadora desta classe dominante que a: Religião, a mídia, as escolas (que são obrigadas a ensinar o que o governo decide, e normalmente ensina a ser técnico e não cidadão, educando para o trabalho e não para a vida) e quando tudo isso falha, a policia.

charge_violencia_geral

Liberte se da ideologia de quem te oprime, abra bem os olhos e os ouvidos e antes de acreditar no que dizem a você, questione, por que a maior vitória do opressor é oprimido defendendo seu discurso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s