Eleonora Menicucci – A omissão do passado feminista

Imagem

Com um forte histórico na luta feminista, foi empossada em 2012 como ministra para a Secretaria de Políticas para as Mulheres. Encampou lutas principalmente no que tange os direitos reprodutivos femininos, e sempre manteve abertamente sua posição pró-aborto.

Eleonora foi militante política contrária ao regime militar no Brasil, foi presa em 1971. Esteve no presídio Tiradentes com a também militante Dilma Rousseff, de quem era vizinha e colega de faculdade em Belo Horizonte.

Dilma-e-as-donzelas

Companheiras de cadeia. Dilma, Eleonora, Guiomar, Cida e Rose na época em que foram presas.

Justamente pelos seu posicionamento de defender abertamente a legalização do aborto e os direitos dos homossexuais, foi muito criticada até mesmo pela  base aliada do governo, como por exemplo do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT). Eduardo cunha, deputado federal pelo PMDB-RJ, classificou a nomeação da ministra um desastre para a imagem do governo.

A legalização do aborto foi uma medida aprovada na Conferência de Mulheres do governo, mas Dilma comprometeu em 2010 com as bancadas religiosas, durante as eleições, assinando a “carta ao povo de Deus” onde garantia que não seria alterada a legislação relativa ao aborto no Brasil.

Carta-Aberta-ao-povo-de-Deus-757x1024

Inclusive o governo já concluiu que os gastos do Estado com as centenas de milhares de mulheres que ficam com sequelas por realizarem abortos clandestinos é muito maior do que o investimento necessário para realização dessa prática de forma segura nos hospitais públicos brasileiros.

Dilma sabe que as mulheres que morrem em abortos clandestinos são mulheres das classes baixas (mulheres estas que a elegeram), que não tem condições de pagar clinica de alto padrão para realização do procedimento e que mulheres ricas saem ilesas por terem acesso a este tipo de clinica, ELEONORA também sabe. Ambas sabem que as mulheres das duas classes sociais abortam, mas só uma paga com a vida.

Era função da ministra interceder argumentando com Dilma, explorando todo lado positivo da legalização do aborto, levando á compreender a necessidade de romper com este compromisso assumido com as bancadas religiosas. Está nas mãos de Dilma romper com este compromisso e limpar suas mãos do sangue de milhares de mulheres que morrem em abortos clandestinos.

MAS ISSO NÃO ACONTECEU NADA MUDOU.

Pelo contrário cada dia nós estamos à mercê de mais ataques conservadores, além das discussões acerca do aborto não terem avançado, retrocedemos gigantescamente com a aprovação na câmara de finanças do Estatuto do Nascituro. Não só nós mulheres,mas para quem se dizia defensora dos direitos dos GLBTTS, Eleonora deixou passar sem protestar o veto da presidenta Dilma para o projeto “Escola sem homofobia” aprovada pela Unesco e mais outas tantas entidades como Conselho Nacional de Psicologia.

Eleonora vem mostrando que Dilma faz escola e assim como ela tem deixado para trás a defesa de suas opiniões e trancando no passado o histórico de suas militâncias. Duas mulheres em lugares estratégicos, mulheres que poderiam mudar a vida de milhares que padecem todos os dias com a opressão machista e direitos renegados. Mas Dilma e Eleonor, elas se omitem, se calam, como se não lhes dissesse respeito nossos dramas, como se não fossem mulheres também.

Dilma Duas Caras

Não basta ser mulher; Não basta dizer que é feminista; Tem que lutar pela mulher e classe trabalhadora, onde estão 50% das mulheres mais exploradas. Tem que lutar pelas minorias vitimas de opressão. Mas nem todas as mulheres nos representam e estas duas mulheres estão ai para nos provar isso.

manifestantes_na_regiao_da_praca_roosevelt

Pró-reitora da Unifesp, socióloga e professora de saúde coletiva na universidade, Eleonora é amiga de Dilma desde a década de 1960. Ambas nasceram em Belo Horizonte. Ex-diretora da União Nacional dos Estudantes, a ministra foi companheira de Dilma no presídio Tiradentes, em São Paulo, onde ficavam as presa políticas condenadas pela ditadura militar (1965-1985).

 

Por: Verinha

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s