Feliz dia do Homem?

Dia do homem é o mesmo que ter um dia do Branco. Imaginem os brancos celebrando seu passado glorioso aonde chegavam a terras “desconhecidas” e como não eram desconhecidas (eram apenas para os brancos) eles matavam, escravizavam o povo que ali habitava, e estupravam as mulheres, imagine?

Imagem

Imagine o branco ainda pautado em seu “passado glorioso” festejando seus antepassados que escravizaram os negros, humilharam, açoitaram, trataram como animais, desumanizando os para que se submetessem e a aguentassem aquela tortura toda, sem protestar?(Não conseguiram, mas tentaram).

Imagem

 Imagine o Branco, relembrando saudoso dos tempos da Alemanha do Reich, levantando a mão em saudação a HITLER que os fez acordar para superioridade da sua raça ariana?

Imagem

Imagine o branco festejando com muita saudade de um tempo em que houve a possibilidade de sua raça ariana ser completamente limpa de qualquer resquício de miscigenação, ainda que para que isso acontecesse: judeus, negros, homossexuais e feministas (entre outros) fossem para câmaras de gás.

Imagem

Imagine o branco numa comemoração de sua brancura perfeita, e nada melhor para relembrar o quanto o branco é poderoso quanto vestir se como os membros KLU KLUX KLAN. Ah… Que festejo maravilhoso, todos relembrando a morte de milhares de negros, odiados por serem negros e estupro de mulheres brancas que se casavam com negros, por que elas, bom elas haviam traído sua RAÇA ao “se sujar com um preto”.

Imagem

 Na história do ORGULHO BRANCO existe um protagonista O HOMEM BRANCO, e para que se festeje seu dia, é necessário relembrar todas as vitórias que eles tiveram, sobre todos os grupos oprimidos, todos os grupos que não eram admitidos pela sociedade patriarcal, machista, racista e homofóbica.

Imagem

Homossexuais nos campos de concentração da Alemanha Nazista eram reconhecidos pelo Triângulo Rosa em seus uniformes.

Comemorar o dia do Homem é uma afronta a todos os oprimidos

Verinha

Anúncios

19 respostas em “Feliz dia do Homem?

  1. Mas moça… O Dia Internacional do Homem é uma data que chama a atenção para melhorar a saúde dos homens. Um dia bom pra gente levar uma dedada (e também cuidar da pressão e tal).

    A gente não se cuida bem e tal…

    (E não é só o ‘homem branco’ que é ruim. De todas as etnias, negros, índios, asiáticos, todos com poder. Eu particularmente acho que nossa espécie deveria ser extinta)

    Abraços. =)

    • Deja, nós sabemos. Mas sabemos também que ele foi ressignificado por masculinistas e este dia tornou se um ode ao homem que oprime, um dia para eles exaltarem sua masculinidade.

      O dia das mulheres é um dia de Luta contra as desigualdade, um dia que lembramos nossas companheiras mortas na Fabrica em chamas, companheiras queimadas vivas por homens, que negavam se a suas reivindicações que nada mais era do que ser tratada de forma humana, recebendo um salário justo por seu trabalho. O dia que as mulheres fizerem uma atrocidade como esta contra os homens, eu apoiarei o dia dos homens, mas por que enquanto o que temos é uma classe “seres humanos” que subjuga a outra e reage violentamente quando esta classe que eles catalogam como inferior, quer reagir a toda esta opressão.

      O Feminismo nunca matou ninguém, o machismo mata todo dia.

      Se querem um dia para cuidar dos problemas do homem não se cuidar, que criem o dia “prevenção do câncer de prostata” mesmo por que, dizer que é um dia da saude dos homens é tb excludente, pois trata se de homens com pinto, e nós sabemos que pinto e buceta não define genero.

      • Sim, sim, eu entendo e sei dos motivos do dia internacional da mulher, concordo com o seu post…Nem discuto isso!

        Apenas comentei que ele era um dia só pra enfatizar a necessidade do homem cuidar melhor de sua saúde (Homens morrem mais cedo que mulheres por problemas de saúde, estudos apontam™). E que desvirtuaram isso.

        Mas tens razão, é de fato bem simplista e limitado um tal dia com essa nomenclatura. Poderia ser ‘Dia internacional de combate a hipertensão arterial’, ‘Dia internacional de combate ao câncer da próstata’.

      • então eu devo me odiar e me arrepender por ter nascido homem por que alguns na historia da sociedade fizeram mal a outras etnias e gêneros,desculpe-me mais não vou fazer isso sou um homem e respeito a todos e só a favor do respeito!

      • Não, vc não precisa se odiar e nem nós mulheres odiamos vcs. O que queremos que entendam é existe um histórico de homens a frente da sociedade, a frente da politica e de como se faz politica, e que este modo de agir masculinizado sempre agiu em prol apenas dos homens desrespeitando outros seres humanos.

        Os homens tem que começar a avaliar como foram privilegiados pela sociedade patriarcal, e como os homem heterossexual, cis e branco, sempre foi a elite do mundo, tripudiando em cima de gente que se configurou para eles (sociedade patriarcal) seres humanos inferiores.

        Até hoje o homem é beneficiado por estas raizes históricas do passado, e não existe nenhuma autocritica, apenas uma choradeira por sentirem se os mais sofredores, quando a verdade é que são os menos afetados pela configuração da sociedade patriarcal e machistas.

        Reconheça seus privilégios, só isso.

      • Porque alguns? Não, não foram alguns. Foi a maioria. E outra, esses textos não foram feitos para estimular o ódio ou o sucídio dos homens brancos. Mas sim, para mostrar que os homens brancos héteros cis socialmente têm privilégios, muitos desses construídos historicamente e que são naturalizados (mas não naturais) como a única forma possível de sociedade (a sociedade homofóbica, patriarcal, racista e machista). O que nós feministas e outros movimentos sociais, como o LGBT, movimento de luta negra e etc., muitas vezes tentamos mostrar é que sim vocês são os privilegiados, mas que esse padrão que os privilegia pode ser repensado e desconstruído. Se essa verdade histórica (a da dominação branca e masculina) te incomoda a ponto de achar que estamos desrespeitandos os homens, sugiro que permaneça na caverna olhando as sombras que a sociedade patriarcal te oferece. Passe bem.

  2. Aviso aos navegantes, o dia do homem foi criado não com o intuito de enaltecer a masculinidade, mas para servir como data para campanhas de esclarecimento sobre o exame de próstata.

    Lembrando que homem não se restringe ao homem branco de classe média heterossexual, é bem mais amplo que isso.

    E estudem mais sobre saúde.

    E por favor, qualquer um que realmente estudou as relações de gêneros, sabem que o homem sofre com o machismo. Às vezes, me parece que simplesmente ignoram os dados dos homem viverem menos que mulheres, devido a criação gendrada que o ensina que homem não deve ir ao médico, que homem é a principal vítima das mortes violentas, o que novamente tem a ver com a criação de gênero.

    Vocês sabiam que há pesquisas que mostram que os sintomas somáticos estão tão presentes em homem quanto em mulheres, porém os sintomas social, como chorar, falar sobre a tristeza se apresentam mais comumente em mulheres. Porque homem que é homem não chora. Isso atrapalha o diagnóstico de depressão para homens, que acabam por recorrer a bebida por exemplo.

    Sabiam que já na primeira infância os meninos apresentam menos vocabulário e expressões que as meninas ? Novamente devido a criação gendrada.

    Vocês acham que homem tem mais infarto porque come mais ? O ambiente de trabalho para o homem é muito mais estressante do que para mulheres, o que facilita a incidência de doenças cardíacas e ulceras por exemplo.

    Há vários estudos sobre criminologia e a ideologia masculina.

    E fica para a reflexão, o homem está muito mais preso a ideologia da masculinidade do que as mulheres a da feminilidade. Já viu algum protesto feito por homens com o grito de ordem: eu também quero dizer não ao sexo ? Porque homem que é homem sempre sedento por sexo e se não comparecer, é gay ou broxa.

    Sobre os abusos sexuais: acredito que saiba que quando um menino é abusado normalmente ele é assassinado, pois o abusador acredita que ele pode ir atrás de vingança depois. Sabia que o machismo dificulta a identificação de crimes sexuais de mulher para homem.

    O machismo mata muito gente e, pode acreditar, mata muito mais homem do que mulheres.

    Eu apoio o feminismo, mas femismo é foda.

    Então, fica a dica de leitura: Psicologia do gênero: psicografia, sociocultura e transformações. Maria Helena Fávero.

    Observação: espero que todos entendam que não estou falando que homem sofre mais que mulher- seria o sofrimento medível ?-, estou mostrando que o homem também é uma vítima do machismo

    • Eu estou cansada de dizer isso: Nós sabemos para que o dia do homem foi criado (eu me sinto sendo chamada de burra cada vez que aparece um homem com a informação mágica e deveria quebrar qualquer equivoco,mas sabemos a origem do dia não funciona e eu não sou burra.

      Homens sofrem com machismo sim, por que o machismo respiga nele, mas a ideologia de ódio é contra a mulher. O homem mesmo tendo alguns pontos do machismo que os incomodam são os grande beneficiários do sistema patriarcalista, ou vc já viu alguma estatística dizendo que o homem ganha menos que a mulher na mesma função? Que o homem precisa lutar para estar em cargos de liderança? Não né? E é desta parte do machismo que os homens não querem abrir mão para que as outras partes incomodas sumam tb.

      O tempo que os homens ficam procurando mimimis para dizerem se tão sofredores que podem igualar se as mulheres, deveriam analisar seus privilégios, nestes a mulher não tem igualdade nenhuma com eles e sequer eles querem abrir mão.

      Outra coisa, acho curioso como quem acusa mulheres de feministas são apenas os homens, meu caro, nós não precisamos de vc, se vc estivesse apoiando o feminismo por achar ser esta uma obrigação sua como ser humano que deseja igualdade não viria aqui lançar a critica misógina de femismo sobre nós. O feminismo vai avançar com o sem seu apoio, acredite nisso, nós não precisamos de pinto de ouro por aqui.

      • Então, por que vocês não se juntam e fazem um movimento para lutar por suas tão nobres causas? Ah não, vocês querem que as feministas lutem por isso e por vocês! Ou quando não é isso, é uma tentativa de invalidar nossa luta. Afinal, se os homens sofrem e as mulheres também sofrem com o machismo melhor deixar as coisas assim mesmo,né? Como o comentário acima disse: nós não precisamos que vocês dêem a benção (no sentido de aprovar e permitir) a nossa luta, a nossa fala ou a nossa causa. O feminismo não NECESSITA da aprovação nem da participação dos homens! E outra, você deve estar muito por fora para achar que isto é femismo!

    • Excelente comentário!

      Sou feminista e como tal não posso deixar de ver que o machismo oprime a todos, ainda que de maneira diferente pra homens e mulheres.
      Nós feministas lutamos por uma sociedade mais igualitária e este objetivo nunca será atingido excluindo os homens do processo, ainda que a mulher tenha sido, historicamente, muito mais marginalizada. Por isso mesmo faz todo o sentido chamar o movimento de feminismo, pois propõe uma visão de mundo voltada à sensibilidade, cuidado e acolhimento, atitudes socialmente definidas como femininas.
      O conceito do dia do homem ter sido “sequestrado” por masculinistas para defesa de babaquices machistas é fato, mas não se pode, de forma alguma, dizer que o dia perdeu seu objetivo original, pois ele é apoiado inclusive pela UNESCO e continua sendo abordado em diversas ocasiões e partes do mundo como meio pra promover o bem estar masculino no sentido de celebrar uma nova masculinidade, pautada pelo conceito de parceria e não de dominação.
      Dizer que não precisamos dos homens pra conseguir nossas vitórias como mulheres é infantil, pra não dizer, tolice.
      Ora, como podemos prescindir de metade da humanidade pra realizar qualquer mudança em escala global?
      Creio que o próximo passo agora é reforçar o movimento de reentrada do homem no espaço privado como parceiro, como igual parcela de responsabilidade no cuidado com o lar e a prole, através do aumento de vereditos de guarda compartilhada, compartilhamento de licença-maternidade (ou seria licença-parental), estímulo de participação masculina como cuidadores em creches e professores de ensino infantil, bem como do reconhecimento do trabalho do lar como atividade economicamente relevante e geradora de riquezas.
      Tal reconhecimento é fundamental para a equiparação dos salários de homens e de mulheres, que não teriam de se conformar com menores remunerações devidas ao fato de terem de se ausentar do trabalho durante mais tempo pra cuidar dos filhos.

      • A grande ironia é que, ao sermos educadas tradicionalmente para sermos vítimas, acabamos aprendendo a nos reconhecer como oprimidas, o que nos deu condições de lutar pra acabar com a opressão.
        Os homens, por outro lado, sempre foram condicionados para a glória e a invencibilidade e até hoje, a maioria é incapaz de lidar com as próprias fraquezas, fracassos e finitude. Tanto é que muitos babacas masculinistas, ao citarem o dia do homem, reivindicam as mesmas porcarias de honra,
        autoridade e glória masculinas, justamento as coisas que sempre os oprimiram, queiram eles ou não, mas que eles se recusam a reconhecer como formas de violência.
        Nunca vi um masculinista conclamando os companheiros a fazerem acompanhamento médico periódico, exame de próstata ou lutarem por uma participação real e irrestrita nos cuidados com a casa e a prole.
        Reclamam que homens são maioria nos presídios e nas estatísticas de assassinatos( o que é verdade!), além de serem só eles a pagar pensão (o que não é verdade!), mas não enxergam que são exatamente esses valores machistas apodrecidos de honra e autoridade os responsáveis por tais fatos.

  3. Bom dia!

    Sou homem, branco e não sou viado. Gostaria então de expressar a minha opinião citando um grande pensador!

    Obrigado pela atenção =]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s