Bullying, Ciberbullying, MobileBullying: Covardia anônima torna se crime.

No dia 22 de Novembro de 2013, foi aprovada inclusão do crime de bullying no Código Penal. (Leia mais aqui) O crime que consiste em intimidar, constranger, ofender, castigar, submeter, ridicularizar ou expor alguém, entre pares, a sofrimento físico ou moral, de forma reiterada, foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado na última quarta-feira (20) proposta que inclui no Código Penal (Decreto-lei 2.848/40) o crime de intimidação vexatória (ou bullying).

Tendo em vista que este tipo de agressão não se dá exclusivamente no interior de estabelecimentos escolares, a lei também punirá casos de Ciberbullying. “A pena prevista é de detenção de um a três anos e multa. Se o crime ocorrer em ambiente escolar, a pena será aumentada em 50% (…) Se o crime for praticado por meio de comunicação (prática conhecida como cyberbullying), a pena será aumentada em dois terços.”

”Se a vítima for deficiente físico ou mental, menor de 12 anos, ou se o crime ocorrer explicitando preconceito de raça, etnia, cor, religião, procedência, gênero, idade, orientação sexual ou aparência física, a pena será aplicada em dobro.”

O bullying é um comportamento muito antigo, mas nem sempre teve um nome, mas como todo fenômeno social deve ser descrito e estudado, foi alcunhado este termo para a violência praticada de forma repetitiva, seja ela física ou psicológica, contra alguém.  Bully significa valentão, o que pressupõe que este tipo de violência vem do mais forte para o mais fraco, nem sempre o “mais forte” quer dizer força física, atualmente, podemos constatar que “mais forte” esta muito mais ligado a “ideologia dominante”, pois os praticantes deste comportamento covarde, normalmente são pessoas que estão protegidas pela sociedade patriarcal, machista, racista, homofóbica, transfóbica… Ou pessoas que não entenderam ainda que são também parte de grupos excluídos historicamente por serem considerados inferiores, reproduzindo a ideologia do opressor.

O que mais impressiona neste comportamento de violência contra alguém é que ele tem sido muitas entendido como uma brincadeira, como uma “zueira” inofensiva. Mas não é. O bullying é uma violência que quando não atinge o físico, ataca o emocional e psicológico, a perseguição insistente por parte dos agressores acua a vitima, torna para ela o amanhecer um momento de desespero por saber que tudo se repetirá de novo e de novo.

transitórios - use e apague

Na musica “Jeremy” do Peal Jam, existe uma autocritica do vocalista Eddie Vedder, em que ele diz que se lembra de claramente perseguir um garoto, ele diz que achava que tratava se uma sacanagem inofensiva, mas que no fim despertaram um leão que quebrou sua fama de maricas na hora do intervalo. A música de Vedder, fala de Jeremy, mas também fala do garoto que Vedder admite ter praticado bullying contra ele que chamava se Brian. Jeremy tinha 15 anos, era um garoto que garoto que sofria bullying, aliado a todos os problemas emocionais que ele tinha como falta de diálogo com os pais, dificuldade de comunicar se, fazer amigos, Jeremy ainda teria outra carga emocional nefasta para lidar: O bullying dos colegas de escola. Ele suicidou na frente da classe toda, como um ato de vingança por toda aquela selvageria contra ele, na Richardson High School, no dia 8 de Janeiro de 1991, pelas 9:45 horas. Em uma entrevista concedida em 2009, Vedder disse que ele sentiu que “precisava pegar aquela pequena notícia de jornal e transformá-la em algo que causasse uma reação, transformar em algo maior.” Mostrar as pessoas que não, não trata se de uma “sacanagem inofensiva”.

Dos espaços escolares a prática se disseminou para além…

“O ciberespaço (que também chamarei de ‘rede’) é o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial de computadores. O termo especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ele abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. Quanto ao neologismo ‘cibercultura’, especifica aqui o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço.” (LÉVY, 2000:17)

Dentro do Ciberespaço encontramos duas novas modalidade de Bullying: O Ciberbullying e o Mobilebullying.

O cyberbullying, que é uma versão eletrônica do bullying praticada por meio de agressões verbais e escritas utilizando-se a internet. A vítima recebe mensagens ameaçadoras, conteúdos difamatórios, imagens obscenas, palavras maldosas e cruéis, insultos, ofensas, extorsão etc., e tudo isso pode alcançar milhões de pessoas em questão de segundos.

O mobilebullying, que diz respeito a qualquer perseguição causada por meio de mensagens de texto, fotos e vídeos enviados por celulares. Muitas vezes o mobilebullying torna-se cyberbullying, pois as informações são transmitidas do celular para a internet, já que hoje muitos celulares têm acesso à rede mundial de computadores.

Os exemplos de bullying nos ciberespaços tem atingido em cheio grupos considerados minorias, eles são os alvos preferidos, e dentre os mais evidentes, no centro dos ataques estão as mulheres, que são as principais vitimas tendo como faixa etária descrita entre  as principais vítimas têm entre 12 e 20 anos. São muitos os nomes de mulheres que sofreram este tipo violência como: Julia Rebeca, Amanda ToddRebecca Ann Sedwick,Fran, Karina VeigaJulia GabrieleHannah Smith

Vitimas de bullying associado a machismo, a misoginia, uma prática de ódio realizada por pessoas contra mulheres que muitas vezes estão ouvindo falar pela primeira vez naquela ocasião de exposição, sem nada saberem sobre ela e nada terem de efetivo contra aquela pessoa que justifique tanto ódio a não ser o moralismo, machismo e misoginia.

Verinha Dias, bióloga, amante de felinos, casada, gorda bem comida, gayzista, feminazy da esquerda revolucionária, Marxista, Leninista,Trostskista e Morenista. Profundamente convencida de que ser radical é ir as raizes do problema.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s