Situação da Página Feminismo Sem Demagogia

E NÓS NÃO SOMOS MULHERES

E AS MULHERES NEGRAS VITIMAS DE RACISMO, NÃO SÃO NEGRAS?

Há duas semanas aproximadamente, começamos a receber ataques de grupos misóginos e racistas que se organizam em páginas e grupos do facebook como: Goec, Cartola, QLC e uma rede Russa chamada VK.

No primeiro ataque, nossa administradora Gleide Davis/Fraga teve o seu perfil invadido por um grupo que disparou ofensas machistas e racistas contra a mesma na sua foto do perfil, em razão da sua clara demonstração de apoio a causa do aborto; foram xingamentos contra o seu cabelo, seus traços e inclusive ameaças de estupro. Não obstante, tentaram invadir a sua conta e divulgaram dados pessoais da mesma.

Alguns dias depois, outra adm negra da página, Shirley Silverio teve seu perfil invadido por um grupo que desferiu contra ela ataques racistas, os xingamentos mesclavam racismo e misoginia, num claro intuito de destruir a auto estima da mulher negra. Poucos grupos do movimento negro se manifestaram a respeito deste ataque, apesar da página Feminismo sem demagogia ter marcado vários grupos de combate a racismo e de feministas negras,

Muitas amigas e seguidoras também nos disseram que avisaram por in box feministas que estão em evidência e teriam facilidade de chamar um repúdio a ação machista e racista que atingiu a administradora da página, mas elas ignoraram as mensagens, o racismo, o machismo e calaram – se.

1

A companheira Shirley que se organiza junto a militância negra classista recebeu apoio destes grupos, tal como Quilombo Raça e Classe e  partido que ela milita, que lançou um texto de apoio a companheira, a secretaria de negros e negras do partido também promoveu um vídeo em que a companheira dá uma entrevista comentando o acontecido e como sentiu-se.  (que pode ser conferido aqui https://www.facebook.com/pstu16/videos/981372721953358/), a organização também disponibilizou acompanhamento de advogados do próprio partido, para que fosse efetivado a denuncia em delegacia especializada.

Com relação ao racismo sofrido pela companheira Shirley e o silêncio das feministas negras e outras feministas, nós não só lamentamos, nós também queremos pontuar que neste momento a conivência com o racismo foi explicitada no silêncio que se propuseram, pois o ataque a uma mulher negra, a uma pessoa negra, é um ataque não individual, não é um ataque a coleguinha que você não gosta e por isso não vai defender, é um ataque a negritude, a todas as pessoas negras, um berro dos racistas de que a o ódios aos negros existe e persiste e será demonstrado publicamente sem medo de punição.

Muitas feministas falam de sororidade seletiva, principalmente de mulheres brancas com relação a mulheres negras, e é muito verdade, os privilégios cegam as feministas brancas que sentadas em privilégios ignoram as pautas das mulheres negras, mas o que explica a seletiva sororidade das mulheres negras diante de um ataque racista a outra mulher negra? Nada explica. Termos divergências teóricas e táticas, não pode ser motivo para calarem – se diante do racismo e machismo sofrido por uma mulher, ou ela não é mulher? Ou ela não é negra também?

Dito isso, seguimos explicando os fatos que sucederam.

Um grupo de homens organizados em uma rede social Russa, chamada VK,no ultimo dia 19/03 fez uma lista das nossas administradoras e numa postagem altamente misógina, expuseram dados pessoas das administradoras, como : Nome completo, CPF, RG, endereço de casa, telefones, e até dados pessoas de parentes delas. Fizemos print de tudo isso e levamos a delegacia para fazer B.O. Eles tentaram ainda jogar umas contra as outras, dizia o homem que uma das moderadoras havia combinado com ele que se ele não divulgasse seus dados, convenceria as demais a não denuncía-lo, eles também avaliavam quais era bonitas e quais eram feias, e davam notas as administradoras, inclusive com comentários objetificantes e racistas.

22

Postamos uma denuncia na página feminismo sem demagogia a cerca destes homens e do absurdo que estavam promovendo. Eles organizaram se de madrugada, quando a página estava desprotegida devido a ausência das administradoras e nos atacaram em massa, derrubando este post de denuncia, e pela quantidade de denuncias, conseguiram também que o Facebook cancelasse a publicação da página.

O facebook aceita denuncias em massa, não só derrubando postagens que não contrariam as regras da comunidade como também cancelando as páginas de militantes dos direitos humanos, nossa página com mais de 1 milhão de seguidores é um mecanismo importante de disseminação de informação a mulheres para que as ajude a reconhecer relacionamentos abusivos, empoderarem – se para saírem destes relacionamentos, assim como, prestamos assistência presencial quando o caso requer, tala qual acompanhamento de mulheres vitimas de violência sexual no trâmite doloroso até aborto legal entre outras situações.

21

O movimento feminista deveria indignar – se contra os ataques que recebemos, contra o fato do facebook ter cancelado uma página com este teor enquanto tantas páginas machistas, racistas , homofóbicas etc. com discurso de ódio claro, permanecem ali intactas. Até o momento apenas páginas como Nós madalenas, da Maria Ribeiro; Uma outra opinião do Wernner Lucas, Diarios de uma feminista da querida Lizandra Souza e a página Cartazes e Tirinhas LGBT, pronunciaram-se. Temos tido retorno positivo dos seguidores e seguidoras destas páginas que estão nos abraçando e oferecendo – se para ajudar, mas perguntamos, onde esta a revolta das demais feministas contra o ataque machistas que mulheres militantes receberam a ponta de serem silenciadas e retiradas de um lugar público?

Recorremos da decisão do Facebook de cancelar a página Feminismo sem demagogia há mais de 48 horas e até agora nada deles pronunciarem -se, como pode ser visto no print, eles avisam que se negarem nosso recurso, perderemos a página. Estamos no aguardo da decisão do Facebook, completamente impotentes. Mas não nos abateremos caso seja realmente cancelada a página, nossa militância seguirá, abriremos outra e seguiremos lutando, divulgando informações que ajudem as mulheres a fortalecerem se e libertarem – se de uma vida dominada pela opressão machista.

Agradecemos de coração o apoio de quem se revoltou conosco a cerca dos ataques racistas e machistas que nossas moderadoras receberam, esperamos que vocês sejam o futuro do feminismo, um futuro onde feministas não escolham que mulheres irão defender.

b

Finalizamos este texto com Bertold Brecht

Primeiro levaram os negros
Mas não me importei com isso
Eu não era negro

Em seguida levaram alguns operários
Mas não me importei com isso
Eu também não era operário

Depois prenderam os miseráveis
Mas não me importei com isso
Porque eu não sou miserável

Depois agarraram uns desempregados
Mas como tenho meu emprego
Também não me importei

Agora estão me levando
Mas já é tarde.
Como eu não me importei com ninguém
Ninguém se importa comigo.

Bertolt Brecht

 

29 respostas em “Situação da Página Feminismo Sem Demagogia

  1. Podem até derrubar a página mas nunca tirarão de nós todo conhecimento que adquirimos, toda desconstrução que tivemos através dessa página

    • Derrubar uma página de facebook qualquer idiota consegue. Quero ver deter o movimento. Apenas os pirralhos que não tiram a bunda da frente do computador acham que estão fazendo algo relevante. Nada irá deter as mudanças que estão ocorrendo na sociedade. Não tem volta. Pode estrebuchar, rolar no chão de birra. Não tem volta. Machistas, misóginos, homofóbicos, racistas estão obsoletos, serão tragados pela história. O que está vindo aí não é uma ondinha, é um tsunami.

  2. Sou uma das seguidoras da página e sempre gostei muito dela, mas infelizmente existem pessoas que não gostam e que não sabem respeitar as outras pessoas e muito menos suas opiniões. Não gostar do feminismo é um direito de qualquer pessoa do mesmo jeito que eu não gosto do machismo e da homofobia, mas defendo o que acredito sem faltar com respeito e muito menos humilhar uma pessoa pela sua cor de pele e seu cabelo. E para aqueles que querem derrubar o feminismo com palavras ofensivas e dizendo que nossa luta é mimimi: Meu bem nossa luta é diária e jamais vamos nos cansar de nos defendermos de pessoas machistas e racistas que acham que devemos abaixar a cabeça e se algum dia você se perguntar porque existe o feminismo, pergunta para as mulheres que morreram queimadas naquela fábrica, para claudiane que morreu com dois tiros no rosto, para dona Bia que levou uma surra do marido ou até mesmo para menina que foi estuprada na rua e dizem por aí que foi por causa do seu short é só escolher temos uma longa lista.

  3. Meu caro, vc não encontrou nada criminalmente, nem de ódio, justamente pq elas não estão fazendo nenhum discurso de ódio. Qual é o ódio que elas têm? Eu quero provas.

  4. Queridas, Assim que soube do ocorrido hoje cedo, compartilhei a mensagem que recebi e escrevi um pouco sobre a parcialidade e perigos do face (como o de ficar refém de uma administração assumidamente censuradora (essa palavra existe?) e incompetente pra controlar falsidades como a edição de posts/eventos com objetivo contrário ao original)

    Daí li esse relato. Olha, apesar de concordar com o absurdo da censura, com a violência das agressões e de estar 100% do lado de vocês pra denunciar essas ameaças e efetivas agressões, acho equivocada a atitude de cobrar apoio das colegas feministas “brancas” acusando-as de racismo, por uma atitude de passividade, num feriado.

    Não me entendam mal. Concordo que pode existir de fato um mal estar de fundo racista dentro do movimento.

    Mas uma porcentagem significativa do texto sobre a censura e agressões ATIVAS de entidades assumidamente machistas foi gasta atacando nosso próprio lado por uma atitude PASSIVA. Concordo que se essa passividade for intencional (SE) estamos diante de um combate a ser travado, mas é outro combate.

    É produtivo atacar nosso lado quando sofremos uma tal agressão do lado oposto? Não seria talvez o caso de separar esses combates (interno/externo)? OBVIO que num momento de discussão dessa desavença interna esse episódio deve ser discutido, mas não estamos nesse momento e perdemos força no combate principal (contra os machistas agressores) nos agredindo internamente, sendo que talvez essa divisão não seja assim tão significativa (feriado…)

    Enfim, sempre na luta, e a disposição se descobrirmos qualquer ferramenta de apoio.

    Mariana

  5. O que eu percebo é que a maioria tudo que ler no facebook feminismosemdemagogia não compreende a mensagem que elas passam. Em nenhum momento vi elas falarem que odeiam homens… o que elas criticam e batem na tecla é o machismo, a missoginia gritante que não é só homens que reproduzem, mais mulheres também. Em nenhum momento vi ela lutarem por aborto tardio, até pq é de sérios riscos… e este aborto sendo no inicio pq não? Milhares de mulheres são estupradas, e ai? Acham que mesmo ela doando a criança vai estar fazendo o bem a ela, claro que não, pois já somos um país de 3º mundo, imagina como são os orfanatos? Ou estão achando que eles são iguais a da novela chiquititas, parem de se enganar, só quem já passou a vida num orfanato sabe o que é…E agora mais do que nunca estamos numa epidemia chamada microcefalia, vários pais aqui no meu estado estão abandonando as mães por não ter estrutura psicologica para lidar com isso. Há casos tb de pessoas usarem métodos contraceptivos e engravidarem. Gravidez não planejada, tb muitos pais abandonam tb, então pq não haver dialogo? O que parecem é que não entendem isso, vão no automático e já criticam, ameaçam sério me dá maior preguiça. Uma parte que conversar, mais a outra já chama de puta de vadia, é triste isso. Eu apoio a causa de vocês meninas e muito obrigada por tudo. Fortaleçam-se!

    • Nós não odiamos homens, somos uma das poucas vertentes que não aceita a ideia de homens como inimigos e que aceita homens como aliados da luta, justamente por que acreditamos que a luta da mulher esta atrelada a luta de classes e a luta de classe é uma luta de homens e mulheres.

      • Oi, desculpa se eu me expressei mal. Mas, o que eu quis dizer foi justamente isso, que a página não odeia homens e sim lutam por direitos iguais, como tb lutam contra o machismo, misoginia, como tb enfatizo agora aqui, o racismo e preconceito.

  6. Eu vi a página com os dados e enviei a uma das moderadoras, que mora aqui na minha cidade. Tomei um susto e recebi com muita tristeza e revolta essa notícia. Estou no aguardo, torcendo pra página voltar ao ar. Caso não volte, seguiremos em luta.
    Deixo minha solidariedade e abraço forte para a companheira Shirley. É lamentável que, em pleno século XXI ainda tenhamos quer ver o racismo transitando livremente numa sociedade machista e patriarcal. Vamos à luta! Machistas racistas não passarão.

  7. Pingback: Sobre o ataque à página Feminismo sem Demagogia – blogdasmulheres

  8. Meu total apoio à página. Não a acompanho muito, mas sei da influência positiva que vocês têm sobre todas nós, feministas. Nenhuma derrubada de página irá parar a nossa luta! Conhecimento é uma coisa que não pode ser retirada de nós. Sabemos dos nossos direitos!

  9. Neste caso, acho que deveriam procurar a delegacia de crimes virtuais, eles já caçaram várias paginas de Nazistas.
    Delegacia de Repressão aos Crimes Informáticos (DRCI/DEIC) – Av. Cristiano Fischer, 1440, Bairro Jardim do Salso em Porto Alegre, na mesma sede do DEIC. O telefone de contato é (0xx51) 3288-9815, e-mail drci@pc.rs.gov.br;

  10. Eu como mulher sinto nojo e vontade de chorar diante de tanto absurdo. Como branca, me sinto pior ainda e gostaria de saber como poder ajudar mais! Força e continuem lutando!

  11. Um absurdo essa falta de respeito, de empatia e de entendimento da causa feminista. Gostaria de entender, como enquanto isso há tantas páginas como a “orgulho de ser hetero” e outras por aí disseminando o desreipeito. Espero que a página volte em breve, ou que venha uma nova! O ideal da página foi plantado e seguirá dando frutos sempre!! Machistas não passarão!

  12. Olá, Feminismo sem Demagogia! Meu total apoio a vcs! Adoro a página, é um instrumento importante de disseminação da ideia de que somos humanas! Isso mexe com a auto estima dos m…que se sentem ameaçados, em sua ilha de egoismo machista! Não passarão!

  13. Por acaso esse print dele utilizando um perfil com meu nome ( Rafael Carvalho) e postando o meu endereço nas mensagens foi enviado pra vocês no FB? O VK é uma rede social russa e não colabora com a polícia brasileira cedendo IPs mas o Facebook tem escritório no Brasil e sempre guarda todo o backup dos seus servidores e colabora com a polícia. Se ele fez essa cagada através do Face dá pra denunciar pra polícia o perfil que ele usou pra isso e chegar até ele. No entanto vocês tem que imprimir esse tipo de coisa com o link da página incluso no rodapé da impressão antes que seja apagado porque só print screen não serve como prova. Espero que vocês consigam encontrar e punir esse cidadão pois ele tá fazendo muita merda com muita gente e acha que vai ficar impune.

  14. Todo o apoio a pagina! Tá um absurdo isso, nenhuma pag de esquerda ou feminista que conheço se pronunciou. Como está a situação??? Espero que a página volte logo

  15. Fico muito triste por ver isso. Feminismo sem demagogia trata assuntos sérios e nunca vi discurso de ódio vindo da página. Espero que consigam se erguer novamente. Agradeço por ter me empoderado, e se der tudo certo, que vai dar, vão empoderar mais e mais mulheres.

  16. Meninas, como podemos ajudar? Hoje fui procurá-las no fb e… Muito triste. Fizeram uma página fake ridicularizando o movimento. Me senti triste por todo esse racismo, machismo e misoginia. Homens covardes que se escondem atrás de um computador para oprimir as mulheres. Mas não desistam! Juntas somos mais fortes!!! Beijos e se sintam abraçadas

  17. Fico indignada quando vejo umas coisas dessas.Por isso esse país não vai pra frente.se essa galera resolvesse derrubar o governo com a mesma disposição que tem pra fazer isso.Se procurassem se politizar e tirar esses pensamentos podres e essa pobreza de espírito nosso país não estaria desse jeito largados as traças. Morrem cerca de 30 mulheres por dia no Brasil por causa desses vermes e eles não pensam que pode acontecer com as mulheres da família deles. Acompanhava os posts de vcs e torço para que não desistam de militar por todas nós. Força e luz

  18. Olá! Gostaria de apresentar a Revista Gabrielle, um projeto acadêmico da FCAD – Ceunsp. Gabrielle é uma revista feminina e feminista fora do padrão convencional, que veio para quebrar tabus e falar sobre assuntos diversificados da nossa sociedade atual.
    Aqui a gente luta pelas minorias, pela liberdade de ser e contra tudo o que é rotulado! Não ao padrão, não ao preconceito, não à opressão!
    https://www.facebook.com/revistagabrielle/

  19. Oi vim aqui só pra contar uma situação: eu sempre tomei anticoncepcionais para tratamento de fluxo mentrual, mais ultimamente percebo que ele estragou muito meu organismo, além de varizes, hemorróidas descobrir o hipotireoidismo. E ai decidir parar de tomar o comprimido para ver se melhorava mais, e já tem um bom tempo que estou bem melhor e conseguindo até emagrecer, pois estava inchando! A questão é que minha mentruação não desceu até agora, sentir dores no peito, todos sintomas da tpm e nada… tenho certeza absoluta que não estou grávida. E ai uma amiga minha me disse que o licor de xavier funciona, ajuda a regualarizar a menstruação e gente fui em todas as farmácias em busca do bendito, sabe o que eu ouvir? Esse produto é abortivo sabia? E aquele olhar de reprovação, que acho que todas que já passaram por isso sabem do que estou falando. Mesmo eu avisando que tinha certeza que não estava grávida elas ainda enfatizavam, excetos os homens. Enfim não conseguir achar o bendito, e fui em várias farmácias, e todas que eu entrava e falava dele eu sentia o olhar desconfiado. Fiquei pensando : se eu, que não estou grávida elas já fazem isso, imagina se estivesse o que eles não falavam… é era só um regulador mentrual que eu estava a precisar somente

Deixe um comentário

