O diário de Lisa – Relatos diário da Diabulimia.

“Uma cultura focada na magreza feminina não revela uma obsessão com a beleza feminina. É uma obsessão sobre a obediência feminina. Fazer dietas é o sedativo político mais potente na história das mulheres; uma população passivamente insana pode ser controlada”. ‒ Naomi Wolf
menina-cortando-barriga-com-tesoura
Academias lotadas, barriga de “tanquinho”, barriga negativa, dietas, corpos magros sem gorduras, busca pelo “corpo perfeito”. A exigência do padrão de beleza para corpos cada vez mais magros tem deixado um rastro agro de violência emocional, psicológica e morte, as mulheres são as maiores vítimas, e as estratégias destrutivas para atingir corpos magros tem saltado nos aos olhos cotidianamente. Um dos casos que nos sobreveio foi o de Lisa, nos deixa para sentirmos, seus escritos, regados de uma busca desenfreada e doentia pelo ideal de beleza imposto que a ceifou em 12 de Setembro de 2015.
captura-de-tela-inteira-19092016-171909
Lisa, foi diagnosticada com Diabetes tipo 1 na adolescência, aos 14 anos. O médico recomendou a Lisa que escrevesse um diário sobre seus hábitos alimentares e usasse – o de controle para aplicação de insulina, fazendo a manutenção correta de seus índices Glicêmicos. Ela começou a escrever o diário em 2001.
 
Este diário veio a tona apenas após a morte precoce de Lisa aos 18 anos. No diário havia um relato triste de como a jovem lidava com seus transtornos alimentares e distorção da sua aparência diante do espelho, procurando de forma incansável atingir um padrão de beleza, uma magreza que tinha como objetivo caber em um vestido vermelho, que talvez tenha sido usado por ela, há anos atrás, quando seu corpo nem mesmo era um corpo adulto.
captura-de-tela-inteira-19092016-172044
Lisa saiu de um corpo saudável, para uma magreza cada vez mais doentia, atingida com vômitos provocados, privações alimentares, e uso inadequado de insulina, deixava de aplicar ou reduzia as doses de insulina com o objetivo de perder peso.
captura-de-tela-inteira-19092016-172318-bmp
captura-de-tela-inteira-19092016-172703-bmp
Ela também praticava atividade física em excesso e tem esta situação relatada no diário.
captura-de-tela-inteira-19092016-173211-bmp
captura-de-tela-inteira-19092016-173635-bmp
Lisa sofria de DIABULIMIA que é a situação em que o paciente diminui as doses de insulina ou deixa de tomar o hormônio para provocar emagrecimento.
O pâncreas dos diabéticos tipo 1 produz pouca ou nenhuma insulina, que é necessária para metabolizar o alimento ingerido e convertê-lo em energia. Nessas pessoas, se o corpo não receber insulina, ele não tem como produzir energia derivada dos alimentos, provocando portanto, uma brusca perda de peso.

Desse modo, as vítimas da diabulimia, após se renderem aos episódios de compulsão seguidas por vômito induzido típicos da bulimia, o diabético diminui as aplicações de insulina ou ainda, deixa de receber suas doses diárias, na tentativa de emagrecer.

O ciclo de diabulimia.
 
1 – Sentimentos negativos sobre a imagem corporal, forma e peso;
2 – Depressão, ansiedade e vergonha;
3 – Hiperglicemia crônica (açúcar no sangue elevado durante muito tempo)
4 – Comprometimento nos cuidados com o diabetes, com restrição ou diminuição de insulina.
captura-de-tela-inteira-19092016-174250-bmp
 
Lisa desenvolveu um grave problema gástrico que fazia com que seu estômago rejeitasse a comida. Lisa morreu devido aos problemas desenvolvidos com os transtornos alimentares.
captura-de-tela-inteira-19092016-174942-bmp
O mundo que exige cada vez mais das mulheres esforços desumanos para atingir um padrão de beleza irreal para muitos biótipos, tem produzidos mulheres alienadas, distanciadas do mundo real, aprisionadas em tentativas doentias de alcançar o objetivo que foge mil passos o horizonte da realidade.
Força mulheres, reneguem as imposições que violentam sua humanidade. Não existe ideal de beleza que não seja fabricado para paralisar as mulheres, o ideal de beleza é uma mentira que mata e enlouquece mulheres que não conseguem já, observar a beleza que tem.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s