Mulheres: Centelha e força motriz da Revolução Russa

  1. Você gostaria de saber qual é a origem do dia da mulher?
  2. Você gostaria de saber por que a partir de 23 de Fevereiro de 1917 o significado do 8 de Março, dia Internacional da mulher muda completamente?
  3. Você gostaria de saber qual foi a participação das mulheres na maior revolução proletária que o mundo ja viu?

img-20170726-wa0012-1.jpg

Esse ano completa-se 100 anos da Revolução Russa, Sabia?

No feminismo discutimos muito pautas imediatas e falamos poucos sobre nossas raízes e nossa história, o coletivo feminismo sem demagogia quer trazer para as mulheres um pouco do começo de tudo e livrar as mulheres que lutaram antes de nós do apagamento histórico que tem sido relegadas.

A despeito de tudo que você já pode ter ouvido falar sobre a Revolução que derrubou o Czarismo e levou os operários camponeses ao poder, na Rússia, pouco ou quase nada se fala ou se conhece sobre as Mulheres nesse período tão rico da história.

Com o objetivo de tirar da invisibilidade o papel político e revolucionário das Mulheres, o coletivo “Feminismo sem Demagogia”, realiza neste sábado, 12 de agosto, a partir das 15 horas, o debate: “Mulheres- Centelha e Força Motriz da Revolução Russa”.

O evento vai acontecer no Capão Redondo, colado no Metro estação Capão Redondo.

haverá creche para os filhos e filhas das (os) participantes

A entrada é gratuita.

A Revolução Russa foi sem dúvida a maior expressão do poder da classe trabalhadora no mundo, revolução que aconteceu graças à mobilização “espontânea” dos mais explorados e oprimidos: as mulheres. No nosso calendário seria 08 de março, que mais tarde ficou conhecido como dia da Mulher. Para os Russos era 23 de Fevereiro, data em que as operarias têxteis saíram às ruas, tomaram Petrogrado, tomando de surpresa os seus pares homens da classe trabalhadora, assim como também o partido Bolchevique.

Ninguém esperava que elas fossem o estopim de uma Greve Geral que derrubaria o Czar e daria inicio a primeira fase da Revolução do Proletariado.

russia106744

E aí, ficou curiosa? Então cola lá no evento para descobrir o que mais aconteceu e o papel político Revolucionário que cumpriram estas mulheres.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s